Num país tropical como o nosso, onde até mesmo no outono as temperaturas sempre estão elevadas, nosso organismo precisa regular sua temperatura interna. Isso é feito pelo suor, ou seja, por meio de perda de água, o que exige maior reposição de líquidos para evitar a desidratação. Uma das melhores formas de fazer essa reposição e refrescar-se – além de complementar a alimentação de maneira saudável – é apostar nos sucos naturais, ricos em vitaminas, sais minerais e fibras.
Segundo Rosana Raele, nutricionista do Centro de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), os melhores horários para ingerir sucos são os intervalos das refeições e o café-da-manhã, sempre dando preferência aos preparados com frutas frescas.
"É preciso estar atento ao preparo e ao consumo dos sucos. Em alguns casos, como o da vitamina C, que oxida, o ideal é consumir logo após o preparo. Caso contrário, a bebida perde suas propriedades nutrientes", explica.
Não há restrição para a quantidade ingerida. "Lembre-se de que a sede é um sinal tardio da falta de água, devendo-se ingerir líquidos antes mesmo de senti-la para manter o nível de hidratação", aconselha a nutricionista.
Criatividade no copo
Já se foi o tempo em que suco era feito apenas com laranja ou limão. Combinar frutas garante mais nutrientes e sabores inusitados. "Misturar duas ou mais frutas, além de legumes e hortaliças, é uma forma de enriquecer a alimentação", ensina Rosana.
Folhas verdes, como couve e agrião, e hortaliças, como cenoura e beterraba, aumentam o valor nutritivo dos sucos, por serem fontes de vitaminas, minerais e fibras. E com uma vantagem: não alteram muito o valor calórico.
As combinações de frutas e legumes dependem muito do gosto e da criatividade de cada um. E vale a pena arriscar. Basta apenas ter cuidado com frutas de sabores marcantes, como a banana, que podem se sobrepor às demais e comprometer o resultado final.
Para ter sabor equilibrado, a dica é misturar frutas ácidas (por exemplo, laranja e abacaxi) com as mais neutras (como mamão e maçã).
Combinações poderosas
A nutricionista Rosana Raele sugere algumas receitas diferentes, nutritivas e saborosas, para refrescar-se e hidratar-se no verão.
Fonte de cálcio
1 xícara de brócolis
3 folhas de couve
3 cenouras
½ maçã
Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.
Potássio em alta
1 laranja
½ melão
3 cenouras
1 banana
Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.
Digestão equilibrada
1 fatia grossa de abacaxi
Folhas de hortelã
Bata no liquidificador e sirva em seguida. O abacaxi contém bromelina, uma enzima digestiva, enquanto a hortelã estimula a secreção do suco gástrico, auxiliando o processo digestivo.
Reservas de ferro
1 maço de salsa
1 pimentão vermelho
1 xícara de brócolis ou couve
Suco de limão ou de laranja
Bata tudo no liquidificador. Nesse caso, o suco de limão ou de laranja, além de melhorar o sabor da mistura, colabora para aumentar a absorção de ferro, por conta do alto teor de vitamina C.